O Ciclo de Palestras de Medicina da Universidade dos Açores (CPM) é uma organização constituída por alunos do Ciclo Básico de Medicina e que tem como missão promover a literacia em saúde, debatendo e aprofundando as atuais temáticas desta área. Com o objetivo de enriquecer e dinamizar o ensino dos alunos de medicina, esta grupo de estudantes encarrega-se de preparar atividades de elevado valor formativo com a finalidade de complementar o plano curricular do curso de Medicina.
O CPM é responsável pela organização de um dos mais relevantes congressos científicos da Região Autónoma dos Açores – uMED: Congresso Médico-Científico dos Açores.
Para além das atividades desenvolvidas junto dos alunos do Ciclo Básico de Medicina, o CPM tem encetado, ao longo do último ano, parcerias estratégicas com diversas entidades no sentido de criar ferramentas que aumentem a literacia em saúde da população.



Coordenar uma estrutura desta índole, com um impacto direto na formação dos nossos alunos, é uma responsabilidade muito grande. Por um lado, queremos corresponder àqueles que são os anseios dos alunos e, por outro, temos uma preocupação constante com a qualidade e valor formativo das nossas atividades.
Ao longo deste ano, selecionámos um conjunto de atividades baseadas na ideia de criar pontes. Pontes entre pessoas. Pontes entre colegas. Pontes entre o doente e os nossos futuros médicos. Pontes entre a academia e a clínica. Pontes entre os anseios daqueles que fazem ciência e a aplicam na clínica e aqueles que legislam e governam.
Passar uma ponte é abraçar uma nova margem. Uma nova visão, um novo chão. No fundo, a aquisição de conhecimento é isso mesmo: atravessar novas pontes.
​